Embalagem: muito mais que envolver o produto! Duvida?

Você sabe a importância da embalagem?

Agregar valor, proteger o conteúdo, reforçar a marca, chamar atenção do consumidor. Embalagem serve para tudo isso, sabia? Entretanto, podemos reduzir as funções da embalagem para apenas duas: ser funcional e atrativa. Pronto. É isso que fará o consumidor escolher o seu produto, no meio de uma prateleira cheia de itens da concorrência.

Porém, apesar de parecer que a redução de funções da embalagem tenha transformado o seu papel em algo simples e fácil de produzir, alcançar esses dois objetivos pode ser mais difícil do que parece à primeira vista.

Como especialista em design de embalagens, a 5eme sabe muito bem o que é isso. Criar algo que encante ao bater os olhos e desenvolver a proteção para o que está sendo vendido é uma tarefa empolgante – e vamos dividir um pouco da nossa experiência com vocês!

A embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing

Muitos consumidores só decidem qual produto irão comprar, quando já estão no ponto de venda. Preço, custo-benefício, aquela lembrança do vizinho que indicou o produto um dia, enquanto batiam um papo rápido, tudo isso influencia essa decisão.

Mas, de uma maneira bastante prática, grande parte da decisão é tomada quando o consumidor, efetivamente, pega a embalagem na mão. Afinal, esse é o primeiro contato que ele tem com o produto – mesmo que seja apenas a imagem reproduzida. É nesse momento que o cliente se encanta com o seu produto e decide compra-lo.

Logo, você consegue compreender o tamanho do impacto que a embalagem tem dentro do processo de marketing? Veja bem: de nada adianta gastar rios de dinheiro com campanhas publicitárias, minutos valiosos na TV, outdoores, atores renomados, jingles incríveis, se, no momento em que o cliente resolve ir comprar o seu produto, tiver outro, similar em preço e qualidade, com uma embalagem mais chamativa.

Percebe como a embalagem bem desenvolvida pode ser o laço final da sua campanha de marketing?

Funcional e chamativa: um exemplo das nossas criações

A 5eme desenvolveu a embalagem do produto Adestra Pet Plus, da empresa Pethy Group, que fabrica itens de cuidados cotidianos para animais domésticos. O Adestra Pet Plus é um educador sanitário. Logo, sua função é de orientar onde os pets devem – ou não – fazer suas necessidades.

Questão: o educador sanitário Adestra Pet Plus é um kit com 3 produtos líquidos, atóxicos e que orientam o pet pelo cheiro (atrativo ou repelente). Ou seja, precisam ser embalados juntos. Solução: criar uma “embalagem para as embalagens”.

Maior, com design chamativo, a lata do Adestra Pet Plus se destaca nos pontos de venda. A cor preta, além de enobrecer o produto, também facilita que as informações de uso e de composição fiquem bem nítidas, para que o cliente visualize as indicações com facilidade.

Raio-X da embalagem Adestra Pet Plus

Como dito, funcional e chamativa. Além de esteticamente bonita, a lata do Adestra Pet Plus é funcional, já que acondiciona os produtos necessários para a educação sanitária do pet em uma única embalagem.

Também, sua composição de papelão rígido faz com que ela seja reutilizável e se torne um excelente “porta-coisas” quando o produto líquido acabar – um conceito de sustentabilidade, que é um dos valores da empresa Pethy Group. Aliás, esse é um tema que já abordamos aqui o blog, sobre o uso de embalagens mais conscientes. Dá uma olhada nesse artigo.

Embalagem vale a pena!

Sob a ótica do marketing, a embalagem não é apenas o que envolve o produto. Existe um esforço combinado entre conteúdo, design, aplicação prática, para que o resultado final alcance o objetivo proposto: encantar o cliente no ponto de venda e incentivá-lo a comprar.

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