Marca: vale a pena mudar a sua em prol de uma causa ou movimento?

Vale a pena mudar a sua marca?

Marca pela causa!

É comum ver que grandes marcas remodelaram seus logotipos e slogans, para apoiar situações, momentos ou causas. Mas, a verdade é que existe uma linha tênue entre se mostrar uma marca engajada ou se passar por oportunista. Acredite, se você errar, os haters estarão prontos para detonar seu negócio e chama-lo de “modinha”.

Então, se você vai mexer pontualmente na sua marca, esta mudança precisa ser pensada estrategicamente e a mensagem que sua empresa deseja transmitir deve ser clara e alinhada ao seu público. Do contrário, sua ação vai por água abaixo, meu amigo.

A 5eme separou aqui algumas empresas que souberam se posicionar em momentos importantes e realizaram alterações pontuais em suas marcas, sem cair na vala comum. Inspire-se:

Mercado Livre em apoio ao distanciamento social

Logo atual do Mercado Livre, conscientizando para o contágio da Covid-19 [Fonte: Google (o uso da imagem não tem fins comerciais)]

O logotipo do Mercado Livre é tão famoso quanto o próprio site. As duas mãos dadas, em cumprimento, são uma explanação gráfica daquilo que a empresa propõe: fechar negócios. Porém, com a chegada do coronavírus e as indicações de segurança, que preveem que esse tipo de contato é desestimulado, o Mercado Livre, de modo muito inteligente, modificou o seu icônico logo e substituiu o aperto de mãos pelo toque de cotovelos.

Nike em apoio aos movimentos antirracistas

Mudança no slogan da Nike, incentivando o pensamento crítico contra o racismo [Fonte: Google (o uso da imagem não tem fins comerciais)]

Não é a primeira vez que a Nike se posiciona e, provavelmente, não será a última. Na imagem, destacamos a última campanha da Nike, que mudou o seu famoso slogan “Just do it” (“Apenas faça”), pela nova frase “Don’t Do It” (“Não faça isso”). A intenção é conscientizar sobre o papel das pessoas diante de situações de racismo, incentivando-as a não compactuar e perpetuar os casos.

Doritos em apoio à causa LGBT+

Doritos mudou embalagem e o salgadinho em apoio à causa LGBT+ [Fonte: Google (o uso da imagem não tem fins comerciais)]

O exemplo que trouxemos do Doritos vai além de slogans e logotipos, e o que nos chama atenção é a embalagem – outra vertente ligada ao branding – e o produto em si. Em apoio à causa LGBT+, a Doritos modificou a sua costumeira embalagem vermelha, com salgadinhos da cor laranja, para uma branca e com menção ao arco-íris, principal símbolo da causa. Inclusive, os salgadinhos também foram produzidos em cores alternativas. Se você acha que a mudança foi impactante, vem saber um pouco mais sobre o processo de criação de embalagem nesse nosso artigo aqui.

Seven Boys em apoio à causa feminista

Seven Boys muda seu logo e o nome simpatizando com a causa feminista [Fonte: Google (o uso da imagem não tem fins comerciais)]

Conhecida desde que éramos crianças, a Seven Boys tem o seu característico isologo (texto + símbolo) formado pelo nome da marca e o garotinho com a língua de fora. Mas, em apoio à causa feminista, a Seven Boys lançou temporariamente a campanha “Seven Girls” e substituiu a imagem pela de uma menina.

Bônus: McDonald’s mudou seu nome?

[Fonte: Google (o uso da imagem não tem fins comerciais)]

Vale a pena mostrarmos aqui uma campanha idealizada pelo McDonald’s em terras nacionais. O nome da marca continua o mesmo que conhecemos, mas algumas fachadas foram alteradas temporariamente, usando uma nomenclatura mais “gente como a gente”. Afinal, quantos de nós falamos “Méqui” ao invés do nome todo? Por isso, esse tipo de ação serve para reforçar o relacionamento com o público, humanizando a marca.

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