Comportamento de compra: a mudança no cenário pode te favorecer?

A mudança no interesse do consumidor e seu comportamento de compra

Na pandemia, o comportamento de compra do seu consumidor está diferente, pode ter certeza. Seus interesses mudaram, suas necessidades também e isso se reflete no modo como ele está adquirindo os produtos. E se você não quer perdê-lo como seu cliente, está na hora de rever suas estratégias.

Melhor ainda: é aí que está o segredo para aumentar suas vendas! Quando estudamos o comportamento do consumidor (o que ele busca, quais são as suas considerações, o que, para ele, é mais importante), é possível adequar a nossa oferta ao modo mais viável para que ele passe a consumir os nossos produtos.

O comportamento de compra hoje

A pandemia modificou hábitos e, consequentemente, isso afetou o comportamento dos consumidores. Mas, como dissemos logo acima, analisar esse comportamento permite que você consiga alcançar sucesso em suas vendas.

Não é de se estranhar que o consumo, nesse momento, seja muito maior pelos meios digitais. O isolamento e a proposta de distanciamento social para evitar aglomerações, exigiu que as compras passassem a ser feitas online. De acordo com a pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% das pessoas entrevistadas aumentaram a quantidade de compras feitas digitalmente. A facilidade para adquirir itens, como os aplicativos e plataformas de e-commerce, são o exemplo do que dissemos – adequação da oferta ao comportamento de compra.

Modificação dos hábitos de compra do consumidor durante a quarentena

A compra se define pela necessidade?

No gráfico, temos duas datas base para a análise do comportamento de compra. A primeira, de 15 a 28/03 compreende o período de início do isolamento social. Nela, é perceptível que o hábito de compra do consumidor ainda não havia se modificado extraordinariamente. Os itens mais procurados eram, até então, bens de consumo que, costumeiramente, têm valores menores nas lojas online.

Entretanto, quando analisamos a segunda data parâmetro, que compreende o período de 26/04 a 9/05, compreendemos que houve uma significativa mudança de cenário. Diminui consideravelmente a compra de produtos considerados supérfluos, como os eletrônicos (e, nesse setor, estamos falando sobre consoles, televisores e telefones celular), e aumenta o número de compras online nos supermercados.

Quando analisamos outros setores, como o de artigos esportivos, por exemplo, compreendemos ainda mais como funciona o comportamento de compra do consumidor. Já que as academias estão fechadas, a necessidade de se exercitar em casa define uma demanda maior por itens fitness. O mesmo com a procura de móveis, já que muitas pessoas precisaram modificar seus espaços residenciais para o home-office.

Previsão

Já diz a máxima: “estudando o presente, conseguimos compreender o futuro”. Nesse caso, por que não dizer que podemos “prever” o futuro, pelo menos no que diz respeito ao comportamento de compra dos consumidores?

É inegável que a maioria das pessoas está se adaptando ao varejo online. Na mesma pesquisa que citamos, há uma previsão bastante emblemática: cerca de 70% das pessoas que estão adquirindo itens online nesse momento, pretendem continuar comprando por aplicativos e plataformas digitais. Ou seja: empreendedores que ainda não se adequaram aos meios digitais para as vendas, vão ficar para trás.

É claro que, com o fim da pandemia, espera-se que o comércio presencial recupere seu faturamento. Mas, não podemos ignorar que, agora, as pessoas compreenderam que é fácil, prático e seguro comprar online. Achar que esse comportamento se deve exclusivamente ao período, pode significar uma perda contundente para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre como ter uma estratégia positiva nas redes durante esse período e como otimizar a oferta de sua empresa pelos meios digitais, leia este nosso artigo aqui.

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