Estratégias para ter uma presença positiva nas redes em época de coronavírus

Usar a internet para divulgar a sua empresa já era importante. Mas, nesse momento, em que a pandemia do coronavírus está impedindo o contato social, se aproveitar das estratégias do marketing deixou de ser vantajoso e se tornou essencial.

Então, começamos com algumas perguntas bem simples: como está a visibilidade da sua empresa no meio digital? Você está fazendo um bom trabalho nas mídias sociais? Tem conseguido manter o seu público perto de você, mesmo que pela internet?

Acredite, nós sabemos o quanto a quarentena pode interferir no trabalho cotidiano. Por isso, já que não podemos estar em contato físico com os clientes, é preciso estar em contato virtual. Só que da maneira correta.

Veja algumas dicas que a 5eme Comunicação preparou para você, empreendedor, que está adequando o seu contato com o consumidor nesse momento.

1.    Não ignore o que está acontecendo

O momento que estamos vivendo está sendo um verdadeiro desafio aos empresários. Mas, acima de tudo, é importante que nos lembremos da verdadeira situação que está acontecendo no Brasil e no mundo. A pandemia de coronavírus é real e não deve ser ignorada.

Mesmo que você não queira criar conteúdos que estejam relacionados à doença, ainda assim é necessário um posicionamento responsável. Indo além, seus consumidores esperam que você seja, no mínimo, empático à essa situação.

Então, tome muito cuidado para não fazer publicações que vão contra as recomendações de saúde, incentivando o comércio presencial ou, até mesmo, fazendo declarações que encorajem seu público a deixar a segurança de lado. Você não quer competir com a saúde do seu consumidor, lembre-se disso.

2.    Não abandone o seu cliente e aposte nos serviços de delivery

Com a situação indicando o isolamento social, muitos negócios vão sofrer com a queda da movimentação. Então, para que você não fique completamente sem renda nesse período, esqueça por um segundo a oferta do serviço presencial e desenvolva a alternativa do delivery.

Mesmo que o seu bar, lanchonete ou restaurante, seja mais especializado no atendimento físico, os clientes não irão até você durante o período de maior contágio. Mas isso não significa que eles não queiram saborear os seus pratos. Por isso, dê essa opção a ele. E isso também vale para empresas de outros ramos que também estejam produzindo, mesmo sem a clientela física.

Se você não possui um sistema logístico especialmente preparado para o seu negócio, você pode contar com os serviços de entrega terceirizados. São os famosos “aplicativos de entregas”. Lembre-se de que o seu cliente está mais propenso a utilizar os canais digitais para fazer pedidos, então esse é o momento de marcar presença nessas plataformas.

3.    Demonstre o seu diferencial

Esse é o momento de inovar. Estamos sendo alertados sobre o impacto que o coronavírus irá causar na economia e, por isso, é bom que você já esteja atento às mudanças que deverá fazer para não perder espaço no mercado.

Que tal fazer uma avaliação profunda do seu negócio nesse momento? Aproveite esse período para analisar com mais atenção a sua oferta. Qual é o seu principal diferencial? O que te torna melhor que o concorrente? Por que o cliente deve comprar de você?

Aposte no que te torna o melhor. E aproveite o momento para reforçar a sua marca e o seu diferencial nas mídias. Considerando que os clientes estão em casa, com mais tempo para as redes sociais, esse é o timing perfeito para que você demonstre quais são as suas características principais. A partir desse conteúdo, você conseguirá captá-lo com mais facilidade no momento em que oferecer algum produto ou serviço e será mais facilmente lembrado, quando ele precisar de algo.

4.    Presença e constância nas redes sociais

A principal característica da criação de conteúdo para as redes sociais, consiste na alimentação constante de seus seguidores. Afinal, é importante que você marque presença nas timelines deles, com informações e novidades. Assim, você garante que ele se manterá interessado e, principalmente, envolvido com as suas postagens.

Então, se você ainda não preparou um roteiro de postagem, essa é a hora. Avalie qual é o perfil da sua empresa e dos seus seguidores. Crie conteúdos que sejam interessantes, mas não se esqueça que a principal intenção é reforçar sua marca.

Por isso, lembre-se de sempre relacionar os posts com o posicionamento da empresa ou com os produtos e serviços que você oferece. Senão, serão posts com pouca densidade, que fugirão da proposta de utilizar as mídias como um canal de conversação e que não resultarão em engajamento.

Fica a dica! Nesse momento, o marketing é essencial para a sua empresa. Indo além, ele é (e será!) fundamental para que você saia dessa crise ainda mais forte. E lembre-se de que a 5eme está aqui para te ajudar. Mesmo de longe, estamos tão conectados quanto sempre!

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