Você entende o que a sua agência fala?

Você entende o que a sua agência fala?

Se você já quis contratar uma agência ou, até mesmo, tem um amigo da área da comunicação, já ouviu muitas palavras e técnicas com nomes que são bem diferentes, não é? Realmente, a linguagem é bem específica – mas nada difícil, por incrível que pareça.

Para te ajudar a entender direitinho o que está sendo falado e não se perder em mais nenhuma conversa, a 5eme Comunicação preparou uma lista com os principais termos utilizados por agências e publicitários.

 

Job

O famoso job que tanto falam (e pedem) é a palavra em inglês que significa “trabalho”. Nas agências, o termo job é usado para se referir ao trabalho pedido pelo cliente.

 

Brand

Significa “marca” em inglês e dessa palavra derivam muitas outras que são utilizadas no dia a dia das agências. Isso porque, tudo o que se relaciona com a marca das empresas merece a nossa atenção e gera um direcionamento de trabalho. Por exemplo, quando estamos trabalhando com a gestão de uma marca (branding) ou a refazendo (rebranding).

 

Budget

“Qual é seu budget? Qual o budget do cliente?” Budget também é uma palavra inglesa, que significa “orçamento”. Então, quando o termo budget é utilizado, o que está sendo discutido é o valor que o cliente pode investir na contratação da agência de comunicação e marketing.

 

ADS

ADS é a abreviação da palavra inglesa “advertising”. Porém, quando você ouvir sobre ADS, saiba que o que está em pauta são os famosos anúncios patrocinados no meio digital, que podem estar em diferentes plataformas, como o Google, Facebook, Instagram e outros. A partir do budget, a agência e o cliente definem qual parte dele será investido no patrocínio dos anúncios nas mídias digitais e esse valor é distribuído no ADS, para que a sua empresa seja encontrada em diferentes meios online.

 

Briefing

O briefing é o momento em que os papos começam a tomar forma. É uma parte essencial para que a campanha ou comunicação esteja de acordo com as expectativas de todos. No briefing são estipuladas as informações sobre o cliente, quais os objetivos que a marca pretende alcançar, a mensagem que ela deseja passar, os resultados que o grupo intenciona e, principalmente, quais as formas que a agência pode ajudar o seu parceiro.

 

Brainstorm

Um termo muito utilizado pelos que vivem no mundo da comunicação, brainstorm pode ser traduzido como “chuva de ideias”. Nesse processo, os criativos deixam as ideias fluírem como chuva, sem nenhum impedimento, criando um volume de novas e diversas propostas que possam contribuir para a realização do trabalho em pauta. Entre essas ideias que pingam, sempre haverá uma perfeitamente adequada ao cliente.

 

OOH

A publicidade OOH, ou “Out of Home”, são as mídias externas, utilizadas fora do âmbito digital. Como exemplo, podemos citar os outdoors, displays e busdoors.

 

UX

UX, ou “User Experience”, pode ser compreendido como “experiência do usuário”. Conhecendo a definição, é mais fácil entender a importância do UX, que é o método de comunicação que visa colocar o usuário como o centro do projeto, buscando sempre que a sua experiência seja positiva. Para desenvolver o UX de uma campanha, a agência utiliza alguns métodos para medir a experiência do usuário, como usabilidade, interface entre outros.

 

Target

Target é o seu público alvo, ou seja, os clientes que podem consumir o que você oferece. As agências costumam utilizar ferramentas para compreender – e, posteriormente, se conectar – com mais facilidade com o público alvo de seu cliente, como as buyers personas, que são representações dos clientes ideias para a marca. Assim, é possível definir os rumos de campanhas, baseado em como esse target se comporta.

 

Deadline

Deadline é o termo que define o prazo final para a realização de um projeto.

 

Case

Cases são os casos de sucesso da agência.

 

Layout

Layout é arte personalizada para algo, baseado nas características do cliente e de sua marca.

 

Jingle

Se você escuta rádio ou assiste TV, você conhece o jingle. O jingle é aquela música que cita o nome da marca e que se fixa na mente do consumidor final. Diferente da assinatura de áudio da marca, que são sons rápidos e simples, os jingles são mais elaborados e, normalmente, se tornam bastante populares.

 

Merchandising

É a propaganda feita dentro de programas televisivos. Sabe quando o personagem da novela cita determinado produto? Ele está fazendo um merchandising da marca.

 

Slogan

Slogan é a frase de efeito que define o seu produto para o público, resumindo suas características.

 

Teaser

Quando queremos aguçar a sua curiosidade antes de lançarmos a campanha ou produto, lançamos um teaser. Nada mais é do que uma “provocação” para você ficar mais curioso sobre o lançamento que virá.

 

Approach

Approach é a palavra inglesa que significa “abordagem”. Quando a agência está definindo o approach de um cliente ou campanha, ela está procurando a melhor forma de abordar e conversar com o seu público.

 

Agora ficou bem mais fácil entender, não é? Para as agências, esses são termos comuns e recorrentes e, por isso, são utilizados com frequência. Porém, da mesma forma que buscamos as melhores abordagens para conversar com os seus clientes, também nos preocupamos em falar com você. Assim, conseguimos garantir um melhor entendimento e, consequentemente, resultados ainda melhores!

 

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