4 mentiras que te contam sobre Marketing Digital

Como diz o ditado, “nem tudo que reluz é ouro”! Junto com o crescimento das oportunidades do marketing digital, algumas “lendas” começaram a surgir por aí. Mentiras (mentirinhas) que foram sendo compartilhadas e que, hoje, confundem as pessoas. Não precisamos dizer o quanto isso é arriscado, né?

A 5eme separou as mais famosas, olha só!

Nem mãe dá dinheiro fácil.

A VERDADE: Quem trabalha bastante, ganha.

Você vai assistir um vídeo, sempre tem alguém anunciando “como se tornou um milionário sem fazer nada, só assistindo vídeo no Youtube”. Senão, tá rolando o feed da sua rede social e é impactado por um anúncio de como fazer “não sei quantos mil reais” em uma semana. E o pior é que tem gente acredita que isso é real! Mentiras!

Plataformas de impulsionamento, marketing de afiliados, tudo isso dá dinheiro, sim. Mas exige um tremendo esforço, muito estudo e dedicação constante. Então, pensa bem: se fosse tão fácil ganhar toda essa grana, não teria muita gente que você conhece fazendo isso?

As vertentes do marketing digital podem ser muito atraentes, já que é exatamente isso que ele propõe: encantar o público. Mas, não se enganem. É preciso estudar demais, trabalhar muitas horas por dia, estar sempre antenado, para que os resultados comecem a chegar.

Aham. Dá sim.

A VERDADE: Com investimento correto, dá pra alcançar muita gente

Alcance orgânico, como é chamado o alcance livre de impulsionamento (investimento em dinheiro), tem um limite. Isso porque você não consegue determinar com muita clareza quais são os parâmetros que você consideraria para a sua clientela.

Não é exatamente uma mentira, mas é uma questão de bom senso: se existem 66 milhões de perfis no Instagram Brasil, você concorda que a plataforma não vai mostrar o seu anúncio para todos? Por quê? Simples.

  1. Você não está pagando para mostrar esse anúncio (!)
  2. O algoritmo que define o seu “possível” público-alvo descarta muitas pessoas, baseado no comportamento dela na internet (o que a interessa – e não o que ela precisa)

Você só consegue criar parâmetros para as suas campanhas, se fizer um investimento nelas. Então, voltamos ao tema do tópico: dá para alcançar pessoas sem impulsionar um anúncio. Mas você vai vender o tanto que gostaria?

Se tiver alguma dúvida sobre os termos que usamos nesse artigo, dá uma lidinha no nosso “glossário 5eme” aqui. Sem mentiras, pode acreditar!

E também não pode dormir, pra conseguir alimentar todas elas.

A VERDADE: Esteja nas redes sociais certas

Tudo é uma questão de público. Você precisa estar onde o seu público está, senão estará investindo tempo e dinheiro em uma rede que não vai te trazer nenhuma conversão. Duvida?

Vamos imaginar um cenário: você vende dentaduras. Salvas as exceções, quem vai se interessar por um anúncio de dentaduras é o público idoso. Então, por que fazer um grande investimento no Tik Tok, por exemplo, se o público dessa plataforma é composto, majoritariamente, por jovens?

Portanto, esteja presente nas redes sociais em que o seu público está. Faça uma pesquisa, verifique onde o seu concorrente mais anuncia e segmente o seu plano. Investimento assertivo é isso aí.

O que vale mais? Um quilo de ouro ou um quilo de pena?

A VERDADE: A quantidade de seguidores não significa nem uma coisa, nem outra

Já ouviu aquela história de que “quantidade não é qualidade”? É exatamente isso que acontece aqui. Afinal, ter um bom número de seguidores e curtidas na sua página é ótimo, mas quantos deles compram de você? Ou compartilham as suas postagens? Comentam, pelo menos?

O ideal é reunir clientes e possíveis clientes em sua página, para que as suas postagens gerem engajamento. Páginas com usuários ativos, que comentam, dão like e repostam os seus posts é uma forma de garantir que o seu produto alcançará mais pessoas, sem contar que isso credibiliza o seu trabalho como vendedor.

Concluindo…

Então, fique atento a propostas muito vantajosas e que prometem ganhos altos com pouco esforço, pois normalmente são mentiras. Afinal, o marketing digital é o seu maior aliado nas vendas, no crescimento do seu negócio e te permite ter uma boa renda. Mas, como já dissemos, é preciso ter cautela com anúncios muito chamativos. Portanto, pesquise e invista de modo garantido!

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